Supremo Conselho Gr33 Rito Antigo e Aceito - Rito Escocês 1804 - Brasil

Nosso Supremo conselho teve seu inicio com o Almirante da frota no Brasil David Jewett Nascido em 1772 em montville, Jewett foi fundamental na introdução do rito antigo e aceito no Brasil e Em uma curta viagem ao EUA recebeu um diploma emitido em 1826 pelo Dewitt Clinton representante Supremo Grande Consistório de Joseph Cerneau, que  nomeia Jewett como vice-grande inspetor geral do Brasil o diploma original foi emitido em Nova York em 3 de novembro de 1826, passando uma autorização para abrir um Consistório do REAA no Brasil da qual Jewett não fez uso dela, pois após a chegada de Montezuma reuniu-se de decidiu realizar uma união.

 

1832, devidamente autorizado pelo Supremo Conselho para a Bélgica. Em 1848 fundiu-se com o outro Supremo Conselho fundado pelo Commodoro David Jewett, oficial da marinha brasileira e filho da União americana que para tal fim obtiveram autorização do Supremo Conselho (Jurisdição Norte) dos Estados Unidos. Essa autorização, dada na ignorância da existência das Cartas Patentes confiadas a Jequitinhonha pela Bélgica, fez com que, ao tempo, existissem no Brasil dois Supremos Conselhos que poderiam ambos ser considerados legítimos.

 

1833 – Tendo conferido o grau 33º a José Bonifácio e a outros maçons do antigo Grande Oriente que funcionava no Rito Moderno, o que era irregular, Montezuma, que exercia as funções de Soberano Grande Comendador da Maçonaria, provoca descontentamento do Lugar-Tenente Soberano Grande Comendador, David Jewett, que se demitiu. Jewett, Capitão-de-mar-e-guerra norte-americano, depois Chefe de Esquadra da Marinha Brasileira era possuidor de uma patente do Soberano Grande Consistório dos Estados Unidos, em Nova York, para estabelecer no Império do Brasil um Consistório do grau 32º, datada de 4 de novembro de 1826. Foi esta a razão que levou Montezuma a convida-lo para participar do seu Supremo Conselho como Lugar-Tenente Soberano Grande Comendador.

 

2016 – No dia 23 de Setembro de 2016, o Supremo Consejo General de los Soberanos Grandes Inspectores del Grado 33° del Rito Antiguo y Aceptado Cerneau´s Rite, Entregou a carta patente do Supremo Consejo del Grado 33° del Rito Antiguo y Aceptado Cerneau´s Rite 1804 de la República Federativa de Brasil ao Irmão Eduardo de Souza Costa.

 

2016 - No dia 27 de Dezembro de 2016 o Supremo Consejo General de los Soberanos Grandes Inspectores del Grado 33° del Rito Antiguo y Aceptado Cerneau´s Rite, Resolveu nomear como representante do Conselho Geral Supremo do 33º Grau do Rito Antigo e Aceito o Rite 1804 de Cerneau, ao I.·.P.·.H.·. Eduardo de Souza Costa - Soberano Grande Comendador da República Federativa do Brasil.

Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Antigo e Aceito para Republica Federativa do Brasil

Rito Escocês 1804