Supremo Conselho Gr33 Rito Antigo e Aceito - Rito Escocês 1804 - Brasil

Nosso Supremo Conselho com a Trajetória do Rito Ceneau e do Ilustre Irmão Joseph Cerneau.
 

É concedido por todas as autoridades da Maçonaria do Rito Escocês, O Rito Escocês Antigo e Aceito foi estabelecido por o Antigo Conselho dos Imperadores do Oriente e do Ocidente, uma organização criada em Paris em 1758, tendo uma câmara na antiga Grande Loja da França.
 

1761, o Conselho dos Imperadores do Oriente e do Ocidente nomeou Stephen Morin como Grande Inspetor, dando-lhe certos poderes sobre os então conhecidos vinte e cinco graus.

Nessa época, o "Conselho dos Imperadores do Oriente e do Ocidente" e a Grande Loja da França estavam sob a direção do mesmo grão-mestre, Conde De Clermont, príncipe do sangue real, e logo em seguida todas as organizações maçônicas na França foram fundidas no Grande

 

Oriente da França. No dia 17 de agosto de 1766, Morin foi removido, porque seus poderes foram revogados e anulados, e W∴ Bro. Martin, da Loja St. Fredericks, foi nomeado e comissionado para estabelecer a Maçonaria Perfeita e Sublime em todas as partes do então Novo Mundo.

 

Neste período, os 25 graus existentes quando Morin foi comissionado em 1761 foram aumentados pelo Grande Oriente para 33º e foi decretado pelo Grande Oriente que o 33º, e deveria ser o último grau de Maçonaria Livre e Aceito e governá-los todos. O primeiro grupo a trabalhar no grau 33 sob este decreto foi o Primitivo Rito Escocês em Naumur, França, 1770.

Joseph Cerneau, nascido na França em 1765, migrou para San Domingo, e tornou-se o Mestre da Reunião na Loja Desiree, foi investido pelo Ir∴ Martin com os graus e nomeado ViceGrande Inspetor, com poderes para conferir os graus e os corpos estabelecidos na América.

 

1801 ele estabeleceu um Supremo Conselho em San Domingo. Em 1806, ele veio para os Estados Unidos e em 27 de outubro de 1807, organizou "O Soberano Grande Conselho para os Estados Unidos da América, seus territórios e dependências". Entre seus ofícios, naquele dia, foram instalados:

Joseph Cerneau.

DeWitt Clinton, Grão-Mestre e Prefeito da Cidade, e Subseqüentemente Governador do Estado.

John W. Mulligan, deputado G. M. e cônsul da Grécia.

Cadwallader D. Colden, Grande Guardião da Grande Loja.

Martin Hoffman, Deputado em Subseqüentemente Grande Mestre.

Jacob Scheiffelin, Past Master.

 

O aviso foi imediatamente dado a todos os corpos maçônicos nos Estados Unidos de sua organização, e também ao Grande Oriente da França.

 

Em 25 de maio de 1812, o Supremo Conselho do Soberano G∴ Ins∴ Gen∴ do grau 33, foi inaugurado com altas honras da Maçonaria, e devido aviso aos corpos maçônicos dos EUA e também o Grande Oriente da França.

 

1807, Joseph Cerneau era a única pessoa na América detentora de uma 33ª patente. Suas patentes e autoridade para fundar o Rito neste país foram totalmente investigadas e aprovadas antes que o corpo fosse criado em 1807, por DeWitt Clinton, Cadwallader D. Colden e outros eminentes advogados, então oficiais da Grande Loja de Nova York.

1816 - O Grande Oriente da França, reconheceu plenamente o status legal dos corpos assim criados por Joseph Cerneau, e nomeou-o seu representante perto do Conselho Supremo dos Estados Unidos e Germain Hacquet foi nomeado representante do Conselho dos EUA, perto do Grande Oriente. Estes dois representantes das autoridades atuaram em seus respectivos corpos até 1827.

o Grande Oriente da França respondeu: "No entanto, o Irmão Joseph Cerneau é um Sob∴ Gr∴ Ins∴ Geral, 33, este grau hav lhe foi conferido legitimamente, e ele sendo presenteado com os poderes emanados do Conselho Supremo da França ". (Veja seus trabalhos de 1818, p. 66).

O eminente historiador maçônico, Dr. Oliver, observa:

"Parece que o Conselho Supremo dos Estados Unidos estava conectado com o Rito Antigo da França, mas Nova York possuía o Soberano Grande Conselho ligado ao Grande Oriente da França e o Irmão Cerneau, um Maçom Francês, mantido em um e ao mesmo tempo, os escritórios do membro honorário do Grande Oriente da França, Soberano Grande

Comandante do Grande Conselho de Nova York, e Soberano Grande Comandante para a vida do Supremo Conselho dos EUA da América.

Esta autoridade foi confirmada em 1832 por um tratado solene entre Elias Hicks, Sov. Gr. Comandante: Marquês Saint Angelo, Tenente. Gr. Comandante; e George Smith, Gr. Sec. Gen. do Supremo Conselho da América do Norte e o conde St. Laurent, Sov. Gr. Comandante do Conselho Supremo da América do Sul, Terra Firma e as Ilhas Canárias. ''


1821. - Neste ano, Joseph Cerneau renunciou ao cargo de Comandante Gr∴ M∴ P∴ S∴ em favor de Past Gr. Mestre John W. Mulligan, assumindo o título de Gr∴ Comandante Honorario, e ao retornar à França em 1846 foi criado Membro Honorário do Gr. Oriente da França.

 

1823, John W. Mulligan renunciou ao cargo em favor de Gr. Mestre DeWitt Clinton.

1825.- Em 15 de agosto de 1824, o Marques De Lafayette chegou a Nova York em sua visita memorável como hóspede da nação, e pouco depois de sua chegada foi exaltado em Capítulo 8 de Jerusalém, no Maçons do Arco Real, e logo em seguida apelidado de um Cavaleiro

Templário em Comenda Morton No. 4. E logo depois ele foi exaltado pelo Soberano Grande Conselho ao 33º e último grau da Maçonaria, em seguida foi criado um Soberano Grande Inspetor Geral e M. P. S. G. C. do Conselho Supremo durante a sua permanência na América, o então Grande Comandante DeWitt Clinton, renunciando a seu favor, retomando o cargo depois que o Marquês partiu para a França. O Marquês De Lafayette tornou-se Grande Representante do Conselho de Cerneau para o Supremo Conselho do Grande Oriente na França, e continuou como tal até sua morte.

1826. - Estabeleceu um Conselho Supremo do Brasil no Rio Janeiro, Brasil, onde a Patente foi emitida em 1826 pelo Dewitt Clinton representante Supremo Grande Consistório de Joseph Cerneau, que  nomeia David Jewett como vice-grande inspetor geral do Brasil, o diploma original foi emitido em Nova York em 3 de novembro de 1826, passando uma autorização para abrir um Supremo Conselho do RAA Escocês Cerneau no Brasil, o não fez uso decidindo unir-se a Francisco Gomes Brandão, Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, visconde de Jequitinhonha, que em 1832, traz para o Brasil uma Patente da Belgica, onde David Jewett, foi convidado para participar do seu Supremo Conselho como Lugar-Tenente Soberando Grande Comendador.

1833 - tendo conferido o grau 33º a José Bonifácio e a outros maçons do antigo Grande Oriente que funcionava no Rito Moderno, o que era irregular, Montezuma, que exercia as funções de Soberano Grande Comendador da Maçonaria, provoca descontentamento do Lugar-Tetente Soberano Grande Comendador, David Jewett, que se demitiu. Jewett, Capitão-de-mar-e-guerra norte-americano, depois Chefe de Esquadra da Marinha Brasileira, onde a sua patente permaneceu adormecida.


1872 - John Yarker - estabelecendo como o representando do Rito Cerneau e Grande Hierofante de Memphis nos Estados Unidos da América

1913 - 20 de março, John Yarker morre, tanto Theodore Reuss quanto Eduardo Frosini competem a sucessão, mas na verdade o seu sucessor é reconhecido “Gerard Encausse (Papus)”. 


1916 Após a morte de Gerard Encausse (Papus)ele foi sucedido por seu vice Charles Detré , aliás Teder que por sua vez morre em 25 de dezembro de 1918.
 

Após a morte de Charles Detré, O sucessor foi Charles Henry Dupont

1960 - em 1960, Robert Ambelain sucedeu a Dupont., como representante do Supremo Conselho de Ritos Confederados.

 

1966 - Em suas passagens pela America do Sul Robert Ambrelain designa Fermin Vale Amesti para o Grande Mestre dos Ritos Confederados e Grande Hierofante para Venezuela . Fermin Vale Amesti.

 

1998 - . Fermin Vale Amesti, concedeu a JuanVicente Nunez e James La Motta os diretos sobre o o Supremo Consejo General de los Soberanos Grandes Inspectores del Grado 33° del Rito Antiguo y Aceptado Cerneau´s Rite

 

2011 -2015 Foram estabelecidos, por Juan Vicente Nunez, Supremo Conselhos e Santuários em Alguns países como Equador, USA, Venezuela, Romenia, Portugal, Paraguai, Argentina.

Em 2016  – No dia 23 de Setembro de 2016, o Supremo Consejo General de los Soberanos Grandes Inspectores del Grado 33° del Rito Antiguo y Aceptado Cerneau´s Rite, Entregou a carta patente do Supremo Conselho Gr33 Rito Antigo e Aceito - Rito Escocês 1804 – Brasil - Rito Cerneau ao Irmão Eduardo de Souza Costa, despertando novamente no Brasil o Supremo Conselho de 1826 de Cernau.

2016 - No dia 27 de Dezembro de 2016 o Supremo Consejo General de los Soberanos Grandes Inspectores del Grado 33° del Rito Antiguo y Aceptado Cerneau´s Rite, Resolveu nomear como representante, o I.·.P.·.H.·. Eduardo de Souza Costa - Soberano Grande Comendador da República Federativa do Brasil.

Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Antigo e Aceito para Republica Federativa do Brasil

Rito Escocês 1804