Rito Antigo e Aceito - Escocês Cerneau's 1804

Joseph Cerneau, nascido na França em 1765, imigrou para San Domingo, e se tornou o Mestre de La Reunion Desiree Lodge; foi investido pelo Ir. Martin com os diplomas e nomeados Vice-inspetor, com poder para conferir os graus e organismos estaduais na América. Em 1801, ele estabeleceu um Conselho Supremo em São Domingo. Em 1806, ele veio para os Estados Unidos

 

Em 1807, Joseph Cerneau era a única pessoa na América com uma patente 33. E seu Conselho foi reconhecido como um 33º por os Conselhos Supremos da França, Bélgica, Brasil, Nova Grenada, Inglaterra, Escócia, Irlanda, etc. (P. 68, Folger's Hist.)

Suas patentes e autoridade para fundar o Rito neste país foram totalmente investigados e aprovados antes que o corpo fosse criado em 1807, por DeWitt Clinton, Cadwallader D. Colden e outros advogados eminentes, então oficiais da Grand Lodge de Nova York.

O Grande Oriente da França, em 1816, reconheceu plenamente a status legal dos órgãos assim criados por Joseph Cerneau, e nomeou o seu representante perto do Conselho Supremo da Estados Unidos e Germain Hacquet foram nomeados representantes do Conselho da U. S., perto do Grande Oriente. Estes dois representantes agiram para seus respectivos corpos até 1827.

 

Após sua chegada em 1807, ele formou um Soberano Grande Consistório dos 25° que atraiu muitos membros proeminentes, incluindo DeWitt Clinton. Depois que o Conselho Supremo da Mãe em Charleston criou a Jurisdição Maçônica do Norte em 1813, o Consórcio de Cerneau apresentou um Conselho Supremo de 33 graus e reivindicou território sobre os "Estados Unidos da América, Territórios e Dependências". Em certo ponto, limitou-se aos membros Do Schismatic St. John's Grand Lodge de Nova York. Mais tarde, contratou-se para controlar apenas o Estado de Nova York, encorajando a formação de Conselhos Supremos independentes em cada estado, e depois se expandiu novamente para cobrir todo o país. Em 1853, fretou dois Blue Lodges na cidade de Nova York, que pode ter selado seu destino como sempre ilegítimo.

 

Apesar de muitos altos e baixos, o Conselho Supremo Cerneau tornou-se um forte rival para o NMJ, e em 1867 se fundiu com o NMJ. Em 1881, ex-membros insatisfeitos do Conselho Supremo de Cerneau derrubaram seus votos de fidelidade, retiraram-se do NMJ e reativaram o Conselho Supremo para os Estados Unidos da América, seus Territórios e Dependências. Eventualmente, o conflito entre os Conselhos Supremos (principalmente no NMJ) se espalhou por Blue Lodges. No final dos anos 1800, Grand Lodges entrou relutantemente, declarou ilegítimos os Cerneauists e ameaçou a expulsão de qualquer Maçon que continuasse sendo membro. Os tribunais finalmente confirmaram o direito de uma Grande Loja de controlar o que os grupos maçônicos de seus membros poderiam pertencer, e só então o cerneauism chegou ao fim.

 

Dito que é absolutamente claro que o Conselho Supremo de Cerneau New York-mais tarde Supremo Conselho de US América-sempre foi reconhecido pelo Conselho Supremo da França-fundada em 1804 por Auguste de Grasse-Tilly eo Grande leste da França.

 

Note-se que a 15 de agosto de 1824 o Marquês de Lafayette foi nomeado pelo Conselho Supremo de Nova York Soberano Grande Inspector Geral e representante desta alta corpo antes de o Conselho Supremo do Grande Oriente da França e assim foi para o seu caminho para o Oriente eterno ; Foi também devido ao Cerneau a expansão e criação da grande maioria dos Supremos Conselhos regulares da América do Sul. Por esta razão o legado de Cerneau permanece até hoje mais viva do que nunca.

Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Antigo e Aceito para Republica Federativa do Brasil

Rito Escocês 1804